terça-feira, 31 de dezembro de 2013




Sei lá, acho até estranho quando vejo alguém dizer: ainda bem ano de 2013 que você vai embora, não  me trouxe nada  de bom , perai! O que o ano tem a ver com que você fez?

E respondo: nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Quem faz o ano é cada pessoa, é como encara a vida, cada um tem um caminho a seguir, escolhas que se faz todo o  dia, desde o levantar  ou ficar deitado o dia inteiro, cada ser humano  é responsável pela vida que tem!

Ah... você vai me dizer: não Renata, tem outras consequências externas em minha vida!

Beleza, pode até ter, mas vai depender de como você reage a essa consequência exter na que acontece na sua vida!

Enfim, nesse último texto de 2013 quero desejar um 2014 mais cheio de iniciativas e menos mimimi


segunda-feira, 22 de julho de 2013


Todo mundo tem um passado isso é bem verdade, já até escrevi um texto uma vez sobre isso,  volto afirmar que se hoje sou do jeito que sou, isso se deve as experiências vivenciadas, as pessoas que fizeram parte da minha vida. Mas o que quero focar aqui neste texto é a questão de que algumas pessoas quando tiveram relacionamentos e que não deram certo, pois acreditavam naquele amor eterno, do tipo dos contos de fadas, que  na realidade não existem.

Não é porque a pessoa foi traída, trocada, abandonada, e outros adjetivos para o término de um relacionamento, mas acredito que seja essencial que a pessoa se renove a cada novo relacionamento e não feche a porta da alma e do coração, mas simplesmente não se rotule e pense que a pessoa que está com ela nesse momento vá fazer a mesma coisa que ela viveu em outros relacionamentos.

Só não dá para viver de sombras, de incertezas, de falta de entrega, por acreditar que seu relacionamento está fadado ao fracasso, se acreditar que está,com certeza estará, pois a mente é poderosa, se emana pensamento positivo é obvio que a positividade vai tomar contar, mas se acreditar que tudoooooooo, exatamente tudo vai acontecer como no passado, então nem vale a pena se envolver com outra pessoa, não é justo com a outra pessoa e consigo mesmo.

 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Passado...

Sinceramente, às vezes fico até incomodada com essa frase: “ Quem vive de museu é passado”.  E ainda pode surgir outra frase do tipo, o que importa é o hoje, o passado deve ficar lá e pronto. Desculpa, mas não consigo encarar com tanta naturalidade que o passado deve ficar no passado! Quando se fala que o passado deve ficar lá, tenho a impressão de que nada que foi vivido no passado não deve ter um gostinho de saudade, que valeu a pena.

Acredito que se hoje sou tal pessoa, devo as experiências vividas no passado, pessoas que fizeram parte da minha vida, mas que hoje por alguns motivos não estão no meu presente, por atitudes, ou porque a vida tomou um rumo diferente, não importa os por quês, mas o que importa é que meu passado me pertence e até gosto de relembrar situações e pessoas que fizeram parte do passado, mas a grande diferença entre lembrar, querer voltar no passado, ou simplesmente viver no passado, isso eu não gosto, e acho  não faz bem.
Ou ninguém tem momentos saudosistas?


quinta-feira, 4 de abril de 2013


Às vezes me pergunto será que o ser  humano a cada dia está perdendo sua essência.

Quando digo essência é sua personalidade, seu jeito de ser neste mundo que cada vez mais as pessoas estão tão parecidas e olhem, parece ser doideira, mas quanto mais pensamos em ser diferentes estamos cada vez mais parecidos.
           Será que estou conseguindo ser clara?
          Não sei, então vou explicar:
Digo que o ser humano não consegue ter a sensibilidade de perceber a essência do outro.

É  o seguinte:
          Se você for pensar bem cada dia mais o ser humano está cada vez mais belo, procura a beleza em todo tipo de tratamento, seja desde um simples creme até uma lipoaspiração que não tem necessidade, não digo que cuidar do corpo não seja importante, pelo contrário, todo mundo deve cuidar da saúde e se sentir bem consigo mesmo.

           Mas escrevo e repito, é só olhar em uma balada, ah detesto essa palavra, balada, pois se olhamos no dicionário o que significa essa palavra não tem muito a ver com o que  é falado por ai, mas voltamos então ao ser humano em sua essência ou falta dela.

            Falava eu aqui sobre as pessoas que estão por aí seja em um danceteria, num cinema,  cada dia parece mais que somos todos iguais, mulheres que não estão satisfeitas com seus corpos e resolvem colocar o tal silicone, meu Deus do céu, as vezes tenho a impressão que estou em algum jogo de futebol, sim exatamente um jogo, pois as mulheres parecem que têm duas bolas de futebol como seios, mas cada um  é cada um e faz da sua o que bem entender.

Falemos agora dos homens,  as vezes  parecem tão iguais, não somente no jeito de pensar, pois quando um homem vê uma mulher não consegue olhar sua essência, olham simplesmente como objeto sexual, ou algo pior.

Parece que a cada dia o ser humano foi perdendo a essência humana, a alma e estão preocupados em somente viver o euuu, euuuu, eu sou gostoso(a), pego e não me apegooo, ah gente como odeio issoooo.

Ou será mesmooo eu que não percebi que a tal essência humana mudouuu e ainda fico imaginando que essência do outro vai muito além da busca constante de ter e ter e não a essência de ser...
Não sei se estou certa, mas o que seria ser certa, nesse mundo incertooo.
Para esse texto não ficar tão idiota e sem sentido vou chamar meu “amigo” Neruda para me ajudar, afinal tem que ter alguma fundamentação teórica, rsrsrs, será que aqui o Neruda é fundamentação teórica?

 

“A pessoa certa é a que está ao seu lado nos momentos incertos.”

Pablo Neruda

 

 

Mais um texto escrito sem revisão, tô com preguiça de ler de novo, kkkkkk


 

 

domingo, 17 de março de 2013


 Ninguém  gosta de perder, mas  infelizmente  ou felizmente é  necessário aprender a perder, faz parte da vida , pois ninguém vai perder ou ganhar tudo, é essencial como vemos as perdas no decorrer da  vida.

Às vezes perdemos amizades que acreditávamos que eram para a vida toda, sim as amizades acabam, e não venha me dizer que amizade de verdade não acaba, pois acaba sim.

Perdemos também nos relacionamentos, quando não aceitamos que aquela pessoa não gosta mais da gente, sim, a pessoa para de gostar de nós, mesmo sem sabermos o porquê do não gostar mais.

Perder faz parte da vida, mas é essencial como encaramos as perdas para que assim possamos  aceitar que nem tudo será como gostaríamos que fosse, porque tem coisas que fogem do nosso controle, afinal não vivemos sozinhos nesse mundão...

 


 

sábado, 9 de março de 2013

 
 
 
 
 
 
 
 
 
O amor, não sobrevive de palavras!
O amor, vai muito mais além de um "eu te amo".
O amor precisa ser demonstrado todos os dias, com gestos, atitudes, declarações, promessas cumpridas, respeito, companheirismo, carinho, e verdades!!
O amor, não sobrevive de palavras.
O amor, é um conjunto de coisas.Não só as noites partilhadas, nem os sonhos. Mas os pesadelos, as vontades, as preocupações, as mãos dadas, os mesmos projetos, as mesmas razões...
...
O amor não sobrevive só de palavras !!

Sarah Pimentel.

sexta-feira, 8 de março de 2013


A mulher na sociedade sempre foi  vista que seu papel era cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos, mas  é imprescindível a mudança do papel da mulher na sociedade no transcorrer da história.  No contexto histórico a mão de obra feminina  começou a fazer parte do mercado de trabalho, porém as condições de trabalho não eram favoráveis e perigosas e insalubre para a mulher. É relevante ressaltar o trabalho das operárias de fábricas da indústria têxtil  em que foram protagonistas de manifestações  contras as péssimas condições de trabalho e baixos salários.

Com a Revolução Industrial as reivindicações começaram a surgir efeitos para que as condições da mão de obra feminina pudessem ter melhores circunstâncias de trabalho e também igualdade entre os sexos, direito a cultura, pois muitas operárias trabalhavam com jornadas de 12 horas diárias, espancadas e assédios sexuais. Mas as lutas de muitas mulheres continuaram, algumas mulheres sofreram como aconteceu um incêndio na fábrica de Triangle Shirtwaist em Nova Iorque que mataria 146 trabalhadoras, esse número elevadíssimo de  mortes teve atribuído  as péssimas condições de  segurança em que a fábrica se encontrava.

Muitas mudanças aconteceram na história mundial, é indispensável abordar outro dado histórico principalmente na questão do direito ao voto em nosso país, que isso só aconteceu  pois as mulheres não tinham esse direito. Só a partir de 1932 na Era Vargas as mulheres passaram a ter direto ao cvoto nas eleições nacionais, com  confirmação  do direito ao voto feminino na constituição de 1934 , mas que só no ano de 1965 ficou livre de qualquer restrição. O papel da mulher na sociedade é tão importante e não somente na sua inserção no mercado de trabalho, mas em todos os setores da sociedade brasileira.

Por todos os motivos que aqui  ressaltei  e outros relevantes que não citei, no Dia 08 de março Dia Internacional as mulheres não merecem só rosas, mas sim direitos.

 

Renata Gondim

 

quarta-feira, 6 de março de 2013


 
 
Um presidente que percebeu a relevância que as pessoas  pudessem ler e  escrever, merece todo o respeito e admiração na só da população que ele foi presidente, mas de todos que querem um  país mais justo  e sem desigualdade social, uma sociedade que todos possam ter acesso a educação e   que saibam ler e escrever, mas principalmente que entendam o que leem e acima de tudo  sejam críticos e que possam agir ativamente para uma sociedade mais igualitária.

 Hugo Chavez saiu da vida para entrar na história.
 
Renata Gondim

 

domingo, 3 de março de 2013

Descomplicar a vida...


Quando escrevo algum texto sempre me pergunto,será mesmo que alguém irá ler e entender o que quero expressar,as vezes tenho a impressão dos meus textos serem mais direcionados mais para as mulheres, para que de alguma maneira algum texto meu possa ajudar alguma moça que passa por alguma situação que escrevi. No fundo parece o clube da luluzinha no qual homem não é  bem vindo,mas nunca quis passar essa impressão, só  quero que as mulheres possam sacar mais as intenções de alguns homens,sejam boas ou ruins.

É nítido que os tempos mudaram,as pessoas não são mais iguais como antigamente, tudo evolui,muita coisa mudou,o jeito de vestir, de pensar, de viver, e nós fomos nos adaptando as mudanças em quase todos os sentidos, então me resta a dúvida, se muita coisa mudou, por que algumas pessoas esperam que os romances sejam iguais aos séculos passados, não ficou claro o que quero expressar?, perai que vou ser mais objetiva.

Não gosto de generalizar,pois acho que esse não é o caminho mais indicado,mas vou tentar ser mais objetiva e até menos cansativa com essa minha ladainha, rsr.

Muitas mulheres ainda sonham com aquele homem “ideal”, que seja educado,abra a porta do carro(sinceramente qual a relevância de um cara abrir essa tal porta do carro, nunca entendi muito bem isso),mostrar que ele é cavalheiro?, acho que existem vários outros motivos que fazem os homens  serem educados e cavalheiros.

Sinceramente,as vezes acho que as pessoas complicam demais um assunto que não deveria ser tão complicado, sentimento,o gostar,o estar junto, penso que deveríamos ser mais simples, e vai ter gente  que ainda vai dizer que simplicidade não combina com namoro, romance,mas terá gente que concorda comigo,me diz na real aí, se não existe coisa mais gostosa do que estar com alguém que gosta,mesmo que seja vendo um
DVD de um filme que você já viu milhões de vezes? , mas das vezes que você viu sempre estava sozinha, em um  sábado a noite bem entediante. Por isso digo,que nós adultos complicamos demais a vida, com a mania de sempre querer algo perfeito, ilusório,sinceramente chega a ser chatoooo demais essa mania de procurar sempre um defeito, uma desculpa.

Vamos descomplicar a vida e estar mais aberto ao novo,ao simples ! e  como dizia Guimarães Rosa: “Felicidade se acha é em horinhas de descuido”

Então faça suas horinhas de descuido em momentos felizes, pois essas horinhas serão intensas.

 

Renata Gondim

sábado, 2 de março de 2013

Tome cuidado...


Essa semana estava de bobeira no MSN conversando com uma amiga e  como nos últimos tempos não tenho muita vontade de conversar sobre meus assuntos,então fiquei mais só lendo o que  esta amiga escrevia. O assunto que  sempre  é comum, mas não uma regra,homens,relacionamento,envolvimento, sentimento.

Ela me dizia que havia conversado com alguns rapazes da internet, mas exatamente aqueles sites de relacionamentos, para quem não conhece, são aqueles sites que a pessoa faze cadastro para encontrar um namorado, fiquei pensando, será um Google para encontrar um homem ou mulher?, candidato(a) a namorado(a)

Enfim,deve ser,pois tem um tal cadastro e  seus dados ‘”sentimentais “ ficam expostos para que outros usuários acessem.

Não quero expor aqui o que minha amiga em questão conversou com os tais pretendentes, mas conversei com ela e disse para tomar cuidado com esses sites,pois não  acho seguro,uma vez eu até vi na televisão uma reportagem sobre uma moça que também tinha esse tal cadastro nesse site e foi encontrar com  o tal pretendente, e ela foi morta.

Existem muitos casos de internet que não são  desastres, como no mundo real, no mundo virtual tem gente de tudo que é tipo.

Não estou criticando ninguém sobre conhecer pessoa por internet, eu já conheci, foi legal na época,mas hoje em dia nem tenho paciência para entrar em chat, e sinceramente não sei se as pessoas ainda tem paciência para isso,depois da invenção das redes sociais,os chats caíram no esquecimento.

Quando vi esta amiga dizer sobre esse site de relacionamento, me fez pensar muitas coisas,os motivos que levam uma pessoa a fazer esse tal de cadastro sentimental.

É muito importante ter cautela e ficar muito esperta quando conversar com alguém que não conhece pessoalmente, pois muita informação  que essa tal pessoa disser para você poderá  ser mentira, melhor conversar por um período  longo, e também você ficar atenta com tudo que a pessoa conversa com você,pois ela pode cair em contradição no que diz,mas se a tal pessoa não cair em contradição,tome cuidado pois essa pessoa pode ser profissional da mentira,estar acostumada a mentir nesses sites de relacionamentos.

Nunca passe muitas informações pessoais, como endereço residencial, trabalho,telefone residencial e do trabalho, se for conversar com a pessoa, que seja num celular. Se por algum motivo essa tal pessoa despertou seu interesse em conhecer pessoalmente e o tão esperado encontro irá acontecer, outro sinal para você ficar muito esperta, marcar o  encontro em lugar público, e de preferência de dia,e também não esqueça de avisar alguém de sua confiança onde será o encontro e quanto tempo pretende ficar neste tal lugar,pois se você demorar para chegar na sua casa,ou conversar essa pessoa que você avisou do seu encontro da internet, ela poderá fazer algo para te ajudar,vai que você caiu numa cilada.

Pode até ser que eu fiz esse texto e você que esteja lendo pode pensar que estou um pouco paranóica, mas é melhor tomar cuidado.

E outra dica: se está a procura de conhecer alguém interessante, legal toda aquela lista de exigências que algumas mulheres fazem,melhor conhecer alguém do ciclo de amizade, amigo da sua amiga, primo da sua amiga, amigo da faculdade da sua irmã, pode ser que esse primeiro contato seja uma troca de endereço de MSN, adicionar no facebook,Orkut(quase ninguém acessa),etc, mas essa tal pessoa não será tão desconhecida,afinal terá um tal de QI(quem indicou), rsrs.

 
Renata  Gondim  

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Sinceramente fico até um pouco espantada com a frase: Eu te amo,  acho uma frase de grande impacto e não deve ser falada aos quatro ventos por aí, como se diz: Bom dia!

Dizer eu te amo é algo muito forte e não dá para proferir com tão pouco tempo de convivência com outra pessoa, vai ter gente que vai  dizer que existe amor a primeira vista, desculpa, mas não acredito nisso, creio que existe atração, interesse a  primeira vista, amor vem com o tempo e não de uma hora para outra, como um passe de mágica.

Então fica a dica: Antes de sair por ai falando Eu te amo, como se fosse Bom dia, pense bem sobre o verdadeiro sentimento que nutre por tal pessoa e sobre  o que realmente significa dizer: EU TE AMO.

 

Renata Gondim

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Viva...


 
 
Quem nesse mundão ai vai me dizer que não quer ter ao seu lado uma pessoa  para vivenciar  momentos e que  sejam vividos intensamente, não venha me dizer que estar com alguém é tão démodé, que eu te digo, todo mundo em algum momento já ficou brega, romântico, sentimental, mas se não ficou ainda, tenha certeza  vai ficar.

Poxa vida para gostar de alguém é algo tão simples, pois é na simplicidade que  podemos viver momentos  especiais.

Viva a vida da melhor maneira possível, se você gosta de alguém demonstre, não faça jogo sentimental e também não aceite jogar com ninguém, pois se alguém acha que romance, envolvimento é jogo, então caia fora, ou diga para jogar X Box, Playstation, e até Atari, rsrs(será que ainda existe).

 Seja sincero com seus sentimentos e com o do outro, pois é a maneira mais bacana de ser sincero contigo mesmo e com a outra pessoa  que está interessada em ti.

Se  na sua vida surgiu alguém que realmente vale a pena vivenciar momentos especiais, então viva, pois nunca sabemos quando será a hora da partida...

 

Renata Gondim

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013




Cada um tem o gosto musical que mais te apetece e realmente ninguém tem nada a ver com isso, pois se todo mundo gostar tudo igual ficaria muito chato, é na diferença que se faz muita coisa,

Mas a relevância de alguns músicos que sempre foram de suma importância para a história da musica brasileira e um cara que  foi um diferencial desde que apareceu no cenário musical  é o Chico Buarque,ele tem uma história que é brilhante, quem me dera poder escrever como ele, escrever nas entrelinhas numa época que a censura estava presente, mas Chico conseguiu escrever e mostrar seu descontentamento  no momento  muito triste da história brasileira que foi o período da ditadura militar.

 

Renata Gondim

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Corazón y vida…






“ Antes de herir un corazón, acuerdes: Que tu puedes estar dentro del.”

 

 

 Algunas  personas no se acuerdan cuando hacen  tonterías y  broma con los corazones de  las personas.
 
De verdad, creo que la persona que hace juguete del corazón de otra, piensa que nadie va herir un día su corazón y también  quedar con un corazón fallado, casi roto, pero las personas que hacen de juguetes con los corazones, de verdad mismo no conecen muchas cosas de la vida, de los sentimientos, pues la vida es muy mala cuándo hacemos de juguete la vida de alguien.
 
Si por alguna cosa alguien hecho su corazón de juguete  y broma, no te queda  triste y si  tiene a creer  que nadie va a parar y creer que  otras personas son buenas y no van hacer eso!

La vida es buena, muy buena y aún tiene persona con corazón bueno y lleno de muchas cosas buenas.

Sólo para decir: Te acuerdes que esa persona que hecho broma de su corazón la vida va a enseñar que hoy ella hace broma con su corazón, pero mañana alguien hace lo mismo que está haciendo hoy, pues la vida no es un juguete y las personas no son sin corazones, las personas tienen corazones que laten y laten con mucha fuerza y verdad, sólo los huevones que piensan hacer juguetes con los corazones de  los otros.

 

 

 

* Mi español no está tan bueno, creo que tiene  error, pido perdón, pues hace tiempo que no escribo en el español y olvidé algunas cosas...

Pues cuando estoy con aburrimiento sólo el para saber lo que está pasando en mi cabeza y corazón!

 

Gracias

 

Renata  Gondim

 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Saudade e amor caminham juntos...


Não existe amor maior do que de mãe, é um amor incondicional, um amor que nasce antes mesmo da nossa mãe ver nosso rosto quando ainda a barriga dela era nosso lar.

Quando a gente nasce a nossa mãe é a pessoa mais feliz do mundo, porque sabe que seu filho é o bem mais precioso que ela recebeu de Deus e sabe que esse presente de Deus deve ser bem cuidado.

O tempo passa e o amor da mãe pelo filho aumenta mais e também o filho ama essa mãe e diz para todo mundo: Eu tenho a melhor mãe do mundo, ela pode até brigar comigo às vezes, mas eu sei que faz isso porque me ama e quer o meu bem.

Mas sem ao menos a gente esperar nossa mãe vai embora, morar lá no céu, junto com outras mães e os filhos ficam aqui um pouco perdidos, como se tivesse tirado o chão que pisamos, a saudade aperta o coração do filho que sabe que a mãe agora não está mais junto dele, mas tem a certeza que de algum lugar nessa imensidão de Deus a mãe sempre irá fazer uma prece e toda noite vai dar boa noite para seu filho e dizer: Durma bem! Que teu esteja sempre contigo.

Não é tarefa fácil para esse filho que ficou aqui na Terra sem sua mãe querida, o que esse filho sabe que por mais que todo mundo fale e dê força a saudade aperta e aperta cada vez mais, é saudade de tudo, de uma vida inteira ao lado da pessoa que foi a responsável por sua vida.

 

Renata Gondim

 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Homem de bom gosto


Escrever sobre homem que gosta de música de Chico Buarque  são muitas qualidades para esse homem que tem esse  bom gosto, pois a obra de Chico é uma obra maravilhosa,pensando em Chico e no bom gosto que têm em suas músicas, me faz pensar e lembrar de  Vinicius de Morais, Tom Jobim, Cartola, enfim, um homem que gosta desses nomes que acabei de citar com certeza esse homem não é um escroto que vive por ai arrotando idiotices e  nonsense.

Enfim com certeza vai vir alguém e dizer que estou sendo preconceituosa em querer rotular   o tipo de homem que tem bom gosto ou rebaixar e esculachar outro tipo de homem.

Mas te digo uma coisa existe uma diferença bem grande naquele homem que sabe quem são: Chico Buarque, Vinicius, Tom Jobim, Cartola, te garanto que esse homem que conhece a obras desses grandes homens, com certeza não vou soltar um:Agente fazemos. Gata, tô parado na sua. Mim num gosta de MPB, ou te convidar para dançar a nova música do  momento, que a letra é tão tosca que nem dá para entender  o que quer dizer.

Ah se esse homem que conhece esses grandes homens brasileiros, com certeza conhecer um pouco mais de Drummond e até Pablo Neruda, com certeza esse homem vai  conversar com você sobre muitos outros assuntos.

Com esse meu pequeno texto só quis ressaltar a relevância de um homem de bom gosto que vai muito mais além de um rostinho bonito enfiado numa roupa de grife comprada em algum shopping de pseudo-elitista.

 

 

Renata Gondim

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Será que existe um manual???




Será que existe um manual,  para ser feliz?
Eu acredito que não, penso assim:
 
Tem gente que é feliz sendo corithiano, ou são paulino, palmeirense,etc...
Tem gente que é feliz em determinada profissão.
Tem gente que é feliz não tendo profissão.
Tem gente que é feliz sendo vegetariano.
Tem gente que é feliz namorando outra pessoa por muitos anos.
Tem gente que é feliz ficando cada dia com uma pessoa.
Tem gente que é feliz  sendo solteiro(a).
Tem gente que é feliz ouvindo música que ninguém conhece.
Tem gente que é feliz  sendo palhaço 24 horas .
Tem gente que é feliz  sendo chato.
Tem gente que é feliz sendo alegre.
Tem gente que é feliz quando  passa a tarde inteira no shopping.
Tem gente que é feliz dormindo o final de semana inteiro, ao invés de sair com os amigos.
Tem gente que é feliz sendo nerd
Tem gente que é feliz  fumando.
Tem gente que é feliz fazendo exercício físico.
Tem gente que é feliz de muitas maneiras.
Tem gente que é feliz fazendo tudo isso que escrevi e muito mais.
Tem gente que é feliz sendo ela mesma e não ligando para o que os outros vão pensar dela.
E tem gente que é feliz escrevendo esse texto com um monte de palavra repetida, rsrsrs
Afinal, não existe manual para felicidade.
O que existe são momentos de felizes,  e  pessoas para compartilharem conosco momentos de felicidade.
 
Renata Gondim


 
 

sábado, 9 de fevereiro de 2013


 
Novamente  uma outra postagem  que eu vi alguém compartilhar no facebook me faz pensar e analisar e até criticar algumas atitudes das pessoas, quando penso em escrever um texto desse tipo sobre algo que vi em algum lugar, não quero somente criticar e achar que sou a dona da verdade, pois sei que não sou, cada  pessoa pensa que tem sua verdade ou pseudo-verdade.

Essa tal imagem da vaca, é vista como pejorativa, de que algumas mulheres são vacas, que tem condutas que  não são apropriadas, mas ai me pergunto o que seria apropriada!, ah já sei deve ser porque algumas mulheres ficam com vários homens,ou se vestem do jeito que querem e não estão nem ai para o que os outros vão achar e pensar delas.

Enfim, sabe o que eu acho de tudo isso é que ainda vivemos numa sociedade machista e o  mais triste ainda é encontrar mulher machista.

Então fica a dica: vai cuidar da sua vida e parar de julgar os outros.

 
 

Renata Gondim

 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


“Quem melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? (Paulo Freire)

 

Dentro de cada um existe um oprimido e também um opressor, e é necessário lutar pela libertação, mas a luta não acontece isoladamente, mas sim no coletivo, pois através da mudança de paradigmas imposto por sociedade cada vez mais intolerante.

A libertação dos oprimidos contra os opressores é importante que a mudança deva ser do próprio oprimido, em que ele se veja como indivíduo ativo para sua libertação do opressor, mas se esse oprimido tentar libertar-se, mas acreditar que deve ser um opressor de outro sua luta não teve fundamento, mas sim alienação.

Então se realmente queremos libertar da opressão de qualquer dominação devemos pensar na humanização dos indivíduos e acima de tudo,seu modo de pensar e  agir ativamente numa sociedade em que não tenha indivíduos sectários, mas sim críticos e participativos.

 

Renata Gondim

domingo, 3 de fevereiro de 2013


Aquele louco que de sua boca somente saia devaneios para ferir a todos ao seu redor, cansado de jogar ao vento suas loucuras resolveu agora viver não somente de devaneios noturnos.
        Colocou a cara da alma para fora e ver um mundo além de seu gole de tequila num bar do México ilusório e foi mais além muito mais além.
         Quebrou a noite em pensamentos que invadiram sua mente e colocou tudo para fora mesmo sem saber se iria ferir quem o escutasse, somente queria falar e falar suas lamentações de ressaca não somente de tequila.
        Jogou para fora toda sua resseca de uma vida de invenções, falsos amores, falsas noites.
       Louco, louco foi assim que ele mesmo se definiu naquela noite gélida invadindo todo seu mundo no qual era resumido a bebidas, cigarros, livros que somente ele gostava e entendia, foi assim que se  definiu e resolveu viver  no seu mundo construído por pensamentos perdidos e distorcidos.
      Seu coração era feito de pedra, pedra e pedra, não tinha mais nada em seu lugar, pensava que tinha, mas não, o que tinha era somente a ilusão de tentar transformar seu coração em pedra em algo mais macio, mas não conseguiu.
      Fechou-se em seu quarto ao som de músicas retiradas da gaveta da alma, essa que agora habita outra dimensão que ele mesmo não sabe qual é.
 
Renata Gondim

sábado, 2 de fevereiro de 2013


Será mesmo que dá gostar de verdade a cada quinze dias por pessoa diferente, sinceramente não acredito que isso seja possível.

O que acontece quando alguém disser que  consegue , realmente não é sentimento verdadeiro,mas simples paixão,euforia,empolgação.

Paixão te tira o sono, deixa seu coração em desalinho, sensação de dominação pelo outro,já  amor é outra coisa totalmente ao contrário.

Amor te dá calma, serenidade,vontade de compartilhar todos os sentimentos bons que existem neste mundo, apesar de ser endurecido, mas que vale a pena acreditar nesse sentimento bonito e sublime.

Renata Gondim

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O que é ter um bom dia ?
É ficar na cama até tarde quando se tem vontade, é nao descumprir com sua obrigações, e acordar com seu gato de estimação cheirando seu cabelo, é sentir o cheirinho de café vindo da cozinha, é saber que ao levantar, vai ter uma ducha gostosa, sabonetes, óleos de banho, hidratantes e roupas limpas e passadas prontinhas para usar.

 É saber que tem pessoas maravilhosas em sua vida e , que acabou de conhecer pessoas incríveis que jamais imaginaria. É saborear um bolinho feito em casa, e fotografar o cotidiano, o céu limpo, ou simplesmente uma obra em andamento.É se sentir feliz, por poder enxergar tudo em suas cores reais, sentir cheiros excepcionais e sentir o quanto você é abençoado por poder ter TUDO isso. 
BOM DIA é saber agradecer, e perceber que a vida é feita de significados, sonhos e objetivos. E que se voce ainda não encontrou o seu,espere, quando encontrar vai saber realmente o que é ter um BOM DIA


Sarah Pimentel

terça-feira, 29 de janeiro de 2013



Meu silêncio e minha fuga.
Me perco em pensamentos, em idéias, em projetos, em lembranças, e em palavras.
Minha mente, é meu lugar.
Meu corpo esta presente, mas não minha alma.
Sou cética?? Ou é a idade ??
Assuntos que não me interessam, que não me acrescentam, me faz perder o interesse nas pessoas, no lugar, no sabor, na paisagem.
Preciso ir embora...
Talvez a TV, algumas vezes seja a melhor companhia.
É a idade...




Sarah Pimentel